segunda-feira, 19 de maio de 2008

IMPRENSA ESPORTIVA VIRA DEBATE NA ESTÁCIO DE SÁ

Visões diferentes sobre o jornalismo esportivo foi a pauta da noite passada na faculdade Estácio de Sá, em São Jose. Os alunos tiveram a oportunidade de ter três versões diferenciadas sobre a imprensa esportiva no estado. A instituição recebeu a presença do jornalista e colunista do DC Marcos Castiel, o assessor de imprensa do time do Avai Gastão Dubois e o goleiro que é destaque no time do Figueirense Wilson de Moura Jr.

Castiel comentou que o amadorismo e a falta de profissionalização é o que acaba banalizando a profissão. A questão da ética foi pauta do debate, segundo Castiel ”não existe ética na profissão e sim um caráter pessoal que vem de cada um, já vi muitos jornalistas dar notas e afirmar novas contratações que nunca aconteceram, eu só falo ou dou o furo se a fonte é muito quente e não tem erro de errar ou dar uma informação incorreta”, afirma Castiel.

Gastão fez fortes críticas aos torcedores que segundo ele utilizam o microfone como meio de trabalho, ele comentou também sobre os avanços que a imprensa catarinense teve após a chegada da RBS ao estado. “A imprensa catarinense tem dois momentos, um pós RBS, muito melhor sem dúvida e um anterior a RBS, um jornalismo precário”, diz Gastão.

O arqueiro Wilson, que era segundo goleiro do Flamengo foi fortemente criticado pelos jornalistas quando chegou ao clube da capital. Hoje com o seu trabalho reconhecido no alvinegro afirma que a melhor resposta quantos as criticas vindo da imprensa é dentro de campo que se dá.

Nenhum comentário: